O que levar em conta antes de iniciar
o desenvolvimento de um site
Recentemente dei início ao desenvolvimento da loja virtual da REDIVO, marca de moda feminina com sede na Flórida, EUA. Sempre que inicio o desenvolvimento de um novo site volto a pesquisar sobre a melhor estrutura, a melhor hospedagem, plugins e boas práticas de SEO. Tendo em vista que as novas tecnologias e mudanças nesta área são frequentes, considero fundamental esse preparo para garantir o sucesso de cada novo projeto.
Muitas pessoas pensam que ter bons produtos e montar um site atraente é o que basta para garantir que as vendas comecem a jorrar no vasto mundo da internet. Infelizmente não é bem assim.
Justamente pelo mundo da internet ser tão vasto é que o seu site se tornará uma “agulha em um palheiro” se ele não estiver preparado com uma estrutura eficiente e adequada para quese torne visível para o maior número de pessoas.
Mas como fazer para garantir visibilidade para o site?
Em primeiro lugar, o site precisa estar alinhado com as regras dos mecanismos de busca, principalmente com o Google. As práticas de SEO (Search Engine Optimisation ou, em Português, Otimização para Mecanismo de Busca) são um conjunto de estratégias e técnicas de otimização
para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico (sem custo) em buscadores.
O Google lidera com folga este mercado com cerca de 96% das buscas no Brasil, e é também o site mais acessado do mundo; portanto, perder tempo e energia com outros mecanismos não vale a pena, certo? Mas ainda tem outra questão: SEO é algo em constante mudança e dominá-lo não é tão simples. Ou seja, cada vez que construo um novo site preciso estar atualizada com essas mudanças para aplicá-las ao projeto.
Aliás, se você está lendo este texto e tem um site parado, sem nenhuma atualização há algum tempo, saiba que sua posição no ranking deve estar caindo, mesmo que o profissional que o desenvolveu tenha aplicado as melhores práticas de SEO na época, já que o Google fez uma série de mudanças bem robustas recentemente.
Como escolher a melhor hospedagem
O que é hospedagem?
Ter um site é constantemente comparado a ter uma casa na internet. Então, se o seu site é a sua casa, a hospedagem é o terreno onde ela é construída. É onde ficam guardados os dados do seu site e para onde quem busca o seu endereço (domínio) vai apontar. Ter um domínio próprio e hospedagem de qualidade garante o seu lugar neste mundo virtual e propicia que as pessoas te conheçam e encontrem.
para onde quem busca o seu endereço (domínio) vai apontar. Ter um domínio próprio e hospedagem de qualidade garante o seu lugar neste mundo virtual e propicia que as pessoas te conheçam e encontrem.
Cada projeto tem suas especificidades. É importante levar em conta suas características na hora de escolher a hospedagem ideal. Lembre-se: antes de iniciar o desenvolvimento de um site é preciso que o domínio e a hospedagem já tenham sido escolhidos.
Vou tentar evitar falar aqui de termos muito técnicos, já que o objetivo deste texto é esclarecer o que eu preciso fazer para garantir o desenvolvimento de um site de qualidade e bem-sucedido. Vou destacar aqui os principais pontos que precisam ser observados na hora de escolher a hospedagem.
O primeiro item é a garantia de segurança do site para o proprietário e para os visitantes. A começar pelo SSL (Secure Sockets Layer, em português, camada de soquete seguro), um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web, garantindo um certificado de segurança para o site. O SSL é responsável por aquele cadeado lá na barra superior do navegador, que indica que a navegação naquele site é segura, ou seja, que os dados do visitante estão protegidos.
Outro ponto a ser levado em conta é o backup do site.
Backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais. Os backups regulares garantem que, se houver um ataque hacker ou de algum malware, o seu site seja integralmente recuperado. Ninguém quer que seu site desapareça sem deixar rastro do dia para a noite, não é? Me dá pânico só de pensar nessa possibilidade.
Com relação à escolha do tipo de plano de hospedagem, há também muitos fatores a serem levados em conta. Verifique se o plano é compartilhado, ou seja, dividido com outros sites. Neste caso verifique se a empresa oferece hospedagens VPS (Virtual Private Service, em português, Serviço Privado Virtual). Neste serviço, apesar de também compartilhar a hospedagem com vários sites, existe um espaço exclusivo para cada um, melhorando – e muito – o desempenho. É um pouco mais caro, mas vale cada centavo.
Também existem serviços de hospedagem dedicada, ou seja, individual. Mas estes serviços costumam ser bem mais caros e só vale a pena pagar o preço se a loja virtual for de maior porte com alto volume de vendas e variedade de produtos.
É importante analisar também a escalabilidade da hospedagem, ou seja, se oferece mais recursos de infraestrutura de acordo com o crescimento do seu negócio sem a necessidade de mudar de hospedagem e de reconfigurar tudo. É bem complicado quando você precisa fazer a migração da sua hospedagem depois de realizar várias vendas, porque para isso você terá que transferir seus dados para outro provedor, podendo gerar perda de tempo e dinheiro, já que site de vendas fora do ar é prejuízo na certa.
Suporte disponível 24 horas por dia é fundamental
E já que falamos de site fora do ar, uma das grandes vantagens de vender na internet é poder ganhar dinheiro até quando se está dormindo. Mas se o site sair do ar ninguém ganha dinheiro, não é mesmo? Então, é preciso que a hospedagem tenha um suporte eficiente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver qualquer problema que surja no site o mais rápido possível.
Além de suporte eficiente o provedor precisa ter uma taxa de uptime bem alta. A Locaweb, empresa que eu uso para os meus clientes, tem taxa de 99,9%. Uptime corresponde ao tempo em que o seu site fica no no ar disponível para os visitantes
Outro fator importante é a velocidade de carregamento do site. Para garantir um carregamento rápido, a largura da banda oferecida é um dos fatores a ser analisado. Não tem nada pior que você estar tentando acessar um site e ele ou as fotos não aparecerem. Isso leva muitas pessoas a desistirem da visita ao site e seguirem em busca de outro; e ninguém quer que isso aconteça. Quanto maior a banda, maior a velocidade.
Para que a hospedagem seja adequada as necessidades do cliente, um outro fator também precisa ser avaliado: o espaço oferecido pelo plano de hospedagem para armazenamento de dados. Se você tem poucos produtos, dificilmente isso será um problema; mas se você pretende exibir muitos produtos e vídeos no seu site, essa informação passa a ter muita relevância.
O painel de controle precisa ser intuitivo
Por último, mas não menos importante, se você está começando um negócio de vendas na internet, como é o caso da minha cliente, provavelmente não está ambientado com esse universo. Portanto, ter um painel de controle que seja bastante intuitivo, sem necessidade de conhecimento técnico para utilização, será fundamental. O painel de controle é o local onde você vai inserir as fotos e/ou vídeos dos produtos, descrição, valor, custo de transporte, formas de pagamento e ainda acessar o controle de estoque, de vendas, cadastro de clientes, carrinho abandonado e muito mais. Isso varia de provedor para provedor.
Outra coisa que precisa ser observada é se o serviço de entrega com o qual você pretende trabalhar e o meio de pagamento (gateway) – por exemplo, Pay Pal, Mercado Pago ou Pag Seguro – são oferecidos pelo provedor ou plataforma de vendas, ou ainda se é possível instalar um plugin para isso.
Você deve estar se perguntando: Porque fazer o desenvolvimento de um site do zero se você pode usar o WIX?
Sinto informar que apesar de parecer simplificar a vida de quem cria uma loja virtual, a realidade não é bem assim. Serviços de hospedagem como o WIX são usados por dezenas de milhões de pessoas, mas colocar nas mãos deles o seu site de vendas pode te dar muitas alegrias no começo, mas uma enorme dor de cabeça no futuro. Não vou me estender muito no tema mas vou listar abaixo apenas cinco razões para você não fazer isso:
Primeiro – Seu site de vendas do Wix não é escalável, apesar de parecer que é; ou seja, quando sua loja crescer você vai precisar procurar um novo provedor.
Segundo – Não é possível migrar seu site para outro provedor, isso quer dizer que você vai precisar montar o seu site todinho novamente. Aliás, o mesmo acontece se no próprio Wix você resolver trocar o tema da sua loja.
Terceiro – não proporciona controle de estoque e, quem tem loja física ou virtual sabe o quanto isso é importante.
Quarto – embora seja possível cadastrar na loja até 50.000 produtos, se a sua loja contar com mais de 50 produtos, a lentidão para carregar as informações será outro problema que você vai ter que enfrentar. E como já expliquei nos parágrafos anteriores, uma loja virtual precisa carregar rapidamente para evitar que o visitante desista de acessar a página e parta para a loja virtual da concorrência.
Quinto – Quando você tem uma loja virtual e pretende atuar no mercado nacional você precisa usar ferramentas para integrar a plataforma com soluções nacionais para meios de pagamentos, controle de estoque e outras funcionalidades. A má notícia é que as opções são bem limitadas.
Que serviço de hospedagem escolhi?
Eu hospedo o meu site e dos meus clientes na LOCAWEB desde 2013. A LOCAWEB é uma empresa sólida com muitos recursos e com um excelente serviço de hospedagem. Depois de analisar várias outras possibilidades, decidi manter este novo site também hospedado na Locaweb, pelo excelente custo x benefício. Além disso tenho uma ótima experiência com o serviço prestado pela empresa durante todos esses anos. Eles têm um excelente suporte 24 horas, 365 dias, 7 dias por semana.
Se você está começando agora, recomendo o plano VPS 4G, e quando você precisar escalar, ou seja, de mais recursos, basta solicitar o upgrade. Há também a possibilidade de pagar por espaço extra ou por novas contas de e-mail, mas acho que deve demorar um pouquinho para você conseguir utilizar as 100 contas com 10 GB que estão disponíveis no plano.
Outro fator importante é a segurança. Você conta com backup diário e um restore gratuito por mês. Algumas pessoas podem achar pouco um restore por mês, mas eu, por exemplo, só utilizei esse serviço uma vez nos últimos 9 anos. De qualquer forma, se precisar de mais poderá pagar por ele. Você também conta com antispam para seus e-mails e SSL Wildcard grátis por um ano.
A plataforma de e-commerce
Lembre-se que estou aqui escrevendo sobre a análise que fiz para esta cliente específica. Tomei a minha decisão levando em conta as informações coletadas neste momento, mas é importante ter a mente aberta e não ficar preso a nenhuma tecnologia ou plataforma específica. Como designer e desenvolvedora, minha missão é encontrar a melhor solução para as necessidades do cliente. Por esse motivo estou sempre avaliando novas ferramentas e plataformas. Sei que a qualquer momento pode surgir algo novo – no mundo da tecnologia as coisas mudam muito rápido.
Motivos que justificam a minha escolha pelo Woocommerce
– É um sistema de código aberto, ou seja, recebe colaboração de diversos programadores o que garante uma velocidade de adaptação a mudanças e novas tecnologias além de correção mais rápida de qualquer erro encontrado no sistema. O fato é que o sistema não depende da ação de umas poucas pessoas e sim de milhares delas o que acelera todos os processos.
– É um plugin do WordPress que é a plataforma de desenvolvimento de sites e blogs mais utilizadas no mundo.
– O uso da plataforma é gratuito e, apesar de existirem milhares de plugins que são pagos e que talvez você precise adquirir para atender às necessidades específicas do seu projeto, há milhares de outros plugins gratuitos.
– WooCommerce é uma plataforma CMS (Content Manager Service, em português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), com uma interface leve, fácil de operar e com todos os recursos necessários como carrinho de compras, meios de pagamento, gerenciamento de estoque, envio, entre tantos outros.
– O painel de controle da loja é bastante intuitivo e de fácil utilização pelo cliente.
– Se integra a outros sistemas com bastante facilidade.
– A loja e todos os dados ali contidos são seus e não estão sujeitos a nenhuma interferência da plataforma.
Webdesign e identidade visual
Agora que já decidi onde e como será desenvolvido o site, sigo para a parte que mais gosto e que faz o meu coração bater mais rápido: a criação do layout do site. Sabe como é, alegria de designer é soltar a imaginação. Se bem que nem isso é tão livre assim quando se trata de desenvolvimento de um site de vendas. Mas isso é assunto para um próximo post.
De qualquer forma, a identidade visual da Redivo já foi criada e o site precisa manter essa mesma identidade. Ou seja, o padrão cromático, os elementos visuais e estilo de letra precisam ser mantidos para preservar uma unidade visual. Te convido a conferir como ficou a criação da identidade visual da Redivo. Clique aqui e dê uma olhada.
Espero que tenha gostado das dicas! Se você está pensando em ter uma loja virtual ou ficou com alguma dúvida, vou adorar ler o seu comentário.
E se você tiver interesse em receber uma proposta para a criação da identidade visual e/ou site da sua empresa clique aqui e entre em contato para agendarmos uma conversa e falarmos sobre o seu projeto.